Aprenda a utilizar o Japamala ou Mala

A palavra “Japa” significa murmurar/repetir e “Mala” = cordão, ou seja é um cordão utilizado para marcar as repetições de orações ou mantras.
Muito utilizada no oriente, especialmente nas religiões budistas e hinduístas, possui normalmente 108 contas, exatamente o dobro do rosário (de 54 contas) conhecido como terço, no ocidente. Ambos possuem um número de contas que somado dará 9, considerado um número celestial e de realização.
As invocações, orações e mantras repetidos 108 vezes, possuem uma emanação vibratória poderosíssima e auxiliam imensamente no processo meditativo.
Sempre tem uma conta de tamanho maior, que representa a Divindade, seja qual for o nome que você der a Ela: Deus, Shiva, Fonte Maior, Grande Espírito, Krishna, etc.
Ao utilizar o Japamala, você deve segurar a primeira conta após a maior, sempre sobre o dedo médio e não o indicador, fazer sua oração, mantra ou invocação e ir repetindo a cada conta passada com o dedo polegar. Eis a ligação entre o Chakra Laríngeo (representado pelo polegar) e o Chakra Cardíaco (representado pelo dedo médio), harmonizando o falar e o sentir.
Ao chegar ao final, na conta maior, somente tome cuidado para não “passar por cima” da mesma. Seria um desrespeito à Divindade, segundo os Monges Tibetanos. Se for fazer novamente seguido, apenas vire o Mala e continue.
Evite que outras pessoas toquem e utilizem o seu Japamala, exceto alguém muito próximo. É considerado um objeto sagrado com poder de emanação e absorção de energias. Mantenha-o sempre à mão ou no seu altar pessoal.
Para cuidar melhor e limpar as energias densas, periodicamente mergulhe seu Mala em um recipiente com água e sal grosso e deixe por alguns minutos. Costumo deixar secando ao sol. Não há mal que resista!!
Posso lhe garantir que o uso diário do Japamala em orações, é capaz de aumentar a Elevação da Consciência, absorver tensões, medos e ansiedades, trazendo foco e paz interior.
Experimente fazer com Mantras poderosos como “Om Namah Shivaya” ou “Om Mani Padme Hum” por exemplo. Mas lembre-se, assim como acontece com os Mantras, você pode falar frases em português que também potencializam através do poder da sua mente. Como sempre digo, a força maior estará sempre na sua intenção, por isso emane sempre na Luz e no Bem Maior!!
Namastê,
Paz e Bem,
Viviane Amaral.
